quarta-feira, 28 de março de 2012

NAVIO NEGREIRO CASTRO ALVES

'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
 
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro... 
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?... 
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas... 
Donde vem? onde vai?  Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam, 
Galopam, voam, mas não deixam traço. 
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!
 
{. . . }

38 MÁXIMAS DE MILLÔR FERNANDES

NÃO MORRE QUEM DEIXA UM LEGADO COMO DEIXOU MILLÔR FERNANDES

HOMENAGEM A MILLÔR FERNANDES

terça-feira, 27 de março de 2012

FILME : O CAÇADOR DE PIPAS

O filme “O Caçador de Pipas” (The Kite Runner, EUA, 2007) é a adaptação do belo e aclamado livro homônimo do afegão Khaled Hosseini. A emocionante história dos amigos Amir e Hassan tem como cenário os últimos anos da monarquia do Afeganistão, na década de 1970. É uma narrativa cheia de metáforas que envolvem importantes aspectos da vida como amor, honra, culpa, medo, traição e redenção. No primeiro capítulo do livro, Amir afirma ter descoberto que “não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar. Olhando para trás, agora, percebo que passei os últimos vinte e seis anos da minha vida espiando aquele beco deserto”. O tal beco foi palco de um crime que atormenta Amir por longos anos. E o filme tenta mostrar que todos têm uma chance de voltar a ser bons e devem enfrentar os “fantasmas” do passado.

sábado, 17 de março de 2012

A POESIA DE DRUMMOND É UM MUNDO !!!

 .Os 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade

# SENTIMENTO DO MUNDO ,

# MUNDO GRANDE   
            ,
# OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO ,

# A MÁQUINA DO MUNDO
       ,
# POEMA DE SETE FACES  ...mundo vasto mundo...


Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.


 

segunda-feira, 12 de março de 2012

VIVA O DIA DA POESIA : 14 DE MARÇO!!

SALVE ! SALVE 14 DE MARÇO, DIA NACIONAL DA POESIA !

14 DE MARÇO : DIA NACIONAL DA POESIA !

PLANO DE AULA

Plano de Aula
Professor (a )   Ivanete Nunes de Oliveira
Anos       6°ao 9°
Duração  ; 3 aulas ( de uma hora cada )
OBJETIVOS :
# Refletir sobre o Bullying ( tão presente hoje nas salas de aula )
#  Despertar o senso crítico  sobre o mal causado pelo preconceito
# Despertar para a valorização de si e dos outros colegas.
# Refletir sobre os valores que há nos contos;

RECURSOS  UTILIZADOS :
_ Cópias do texto : EU E O ESPELHO
_  História : O PATINHO  FEIO  e/ou  o VÍDEO
_  Levar para a sala um espelho
_   DINÃMICA DO ESPELHO 
ESTRATÉGIAS
#  Motivar os alunos  ( vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado )
#  Utilização da DINÂMICA  “”O ESPELHO “”Participantes: 10 a 20 pessoas
 Tempo estimado : 30 minutos

Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Descrição: O coordenador motiva o grupo:
 "Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez).
Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica .
EXPOSIÇÃO DO VÍDEO DO YOUTUBE : O PATINHO FEIO
Na história do patinho feio, o autor descreve um universo de agressividade, desdém, preconceito e intolerância, que um ser vive constantemente diminuído, por não conhecer sua essência, sua beleza própria e sua verdade interior. Por ser diferente dos outros de sua espécie o patinho é desacreditado, colocado ao ridículo, perde a autoconfiança e suas perspectiva de futuro são destruídas.

Na vida real, comparando a história do patinho, com as diferenças, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social seja em casa, seja na escola Chalita diz que temos a responsabilidade e o dever de orientar nossas crianças e jovens, para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas ou intolerantes só colaboram para a degradação das relações e para o desentendimento entre as pessoas.
DEBATE SOBRE O VÍDEO (Palavra Facultada )
LEITURA COLETIVA DO TEXTO “ EU E O ESPELHO “
Um homem muito desanimado entrou na igreja, ajoelhou-se e falou com Deus:
- Senhor, aqui estou porque nas igrejas não há espelhos. Sou feio e nunca me senti satisfeito com a minha aparência.
Subitamente uma folha de papel caiu aos pés dele, vinha do alto do templo. Atônito ele a apanhou e viu a seguinte mensagem: a feiúra é invenção dos homens e não minha.
Não importa se os braços são longos ou curtos. Sua função é o desempenho do trabalho honesto.
Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é dar e receber o bem.
Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e da humildade.
Não importa se a cabeça tem ou não cabelo, mas sim os pensamentos que passam por ela.
Não importa a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida.
Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativo. O que importa são as palavras que saem dela. Atônito o homem foi saindo da igreja e na porta de vidro viu o seu reflexoE ali estava escrito: Veja com bons olhos seu reflexo  

neste vidro e lembre-se que em tudo que existe escrito sobre mim, não há uma única linha dizendo que sou bonito. Olhe-se no espelho e veja a beleza que há dentro de você.
 AVALIAÇÂO :
Avaliação foi contínua  ,
Observação da participação dos alunos : Interatividade, Motivação,Criatividade, produção de um texto,interesse e Aprendizagem.
REFERÊNCIAS ;
_CHALITA, Gabriel.Pedagogia do Amor: a contribuição de histórias universais para a formação de valores das Histórias Infantis.

  


FrASES DE RAQUEL DE QUEIRÓS

"Morrer, só se morre só. O moribundo se isola numa redoma de vidro,ele e a sua agonia.
 Nada ajuda nem acompanha."
"Quando se houverem acabado os soldados do mundo, quando reinar a paz absoluta, que fiquem pelo menos os fuzileiros, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram e as coisas belas que fizeram."


'' ... A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado ... ''


''Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer.''


''Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado.'' 


''Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor

terça-feira, 6 de março de 2012

BLOGS EDUCACIONAIS


O Blog está iniciando com o intuito de divulgar todos os BLOGS EDUCACIONAIS de qualidade para facilitar o trabalho de Professores, Pedagogos, Orientadores, Supervisores e apaixonados pela EDUCAÇÃO

Diversos Blogs Educacionais: Eu e as Letras

Diversos Blogs Educacionais: Eu e as Letras: Clique na foto abaixo e conhecerá o blog! Ivanete professora de língua portuguesa e estudante de pós-graduação em psicopedagogia pelo...