sábado, 30 de agosto de 2014

Jorge Fernandes - ESSA NEGRA FULÔ - Valdemar Henrique - Poema de Jorge d...





 
Essa Negra Fulô 
Ora, se deu que chegou 
(isso já faz muito tempo) 
no bangüê dum meu avô 
uma negra bonitinha, 
chamada negra Fulô. 
Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô! Ó Fulô! 
(Era a fala da Sinhá) 
— Vai forrar a minha cama, 
pentear os meus cabelos, 
vem ajudar a tirar 
a minha roupa, Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Essa negrinha Fulô 
ficou logo pra mucama, 
pra vigiar a Sinhá 
pra engomar pro Sinhô! 
Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô! Ó Fulô! 
(Era a fala da Sinhá) 
vem me ajudar, ó Fulô, 
vem abanar o meu corpo 
que eu estou suada, Fulô! 
vem coçar minha coceira, 
vem me catar cafuné, 
vem balançar minha rede, 
vem me contar uma história, 
que eu estou com sono, Fulô! 
Essa negra Fulô! 
"Era um dia uma princesa 
que vivia num castelo 
que possuía um vestido 
com os peixinhos do mar. 
Entrou na perna dum pato 
saiu na perna dum pinto 
o Rei-Sinhô me mandou 
que vos contasse mais cinco." 

Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô? Ó Fulô? 
Vai botar para dormir 
esses meninos, Fulô! 
"Minha mãe me penteou 
minha madrasta me enterrou 
pelos figos da figueira 
que o Sabiá beliscou." 

Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô? Ó Fulô? 
(Era a fala da Sinhá 
Chamando a negra Fulô.) 
Cadê meu frasco de cheiro 
Que teu Sinhô me mandou? 
— Ah! Foi você que roubou! 
Ah! Foi você que roubou! 
O Sinhô foi ver a negra 
levar couro do feitor. 
A negra tirou a roupa.
O Sinhô disse: Fulô! 
(A vista se escureceu 
que nem a negra Fulô.) 
Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô! Ó Fulô! 
Cadê meu lenço de rendas, 
Cadê meu cinto, meu broche, 
Cadê o meu terço de ouro 
que teu Sinhô me mandou? 
Ah! foi você que roubou. 
Ah! foi você que roubou. 
Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
O Sinhô foi açoitar 
sozinho a negra Fulô. 
A negra tirou a saia 
e tirou o cabeção, 
de dentro dêle pulou 
nuinha a negra Fulô. 
Essa negra Fulô! 
Essa negra Fulô! 
Ó Fulô! Ó Fulô! 
Cadê, cadê teu Sinhô 
que Nosso Senhor me mandou? 
Ah! Foi você que roubou, 
foi você, negra fulô? 
Essa negra Fulô!






Nenhum comentário:

Postar um comentário